visualizações de página

quinta-feira, 3 de março de 2011

CARTA ABERTA À SOCIEDADE CIVIL E AOS PODERES PÚBLICOS. Cidadãos e cidadãs de Senador Pompeu,



Nos últimos meses estamos presenciando um gradativo aumento da violência em nosso município, qual tem tornado a sociedade refém do medo e da insegurança, seja em ter o seu patrimônio tomado de assalto, seja de sofrer agressões, ou pior, perder a vida.

Sabemos ser a violência, dentro da estrutura social, multi facetária e provém de diversos fatores socioculturais, nasce no seio de famílias desestruturadas, no consumo de drogas, na miséria, no consumo excessivo de bebidas alcoólicas, no trânsito, nas comunidades onde não é possível se viver com dignidade, na falta da educação. É um problema que afeta a comunidade como um todo, provocando o medo e implantando o terror.

Temos em nossa comunidade um elevado grau de insegurança, a criminalidade vem crescendo e a população está em pânico. Senador Pompeu está entre as 30 cidades mais violentas do Ceará. Como é possível tal mazela social chegar a um nível tão elevado em um município tão pequeno? ao ponto de não se ter segurança nem dentro de casa, pouco mais para sair às ruas.

Diante da situação, não adianta apontar os culpados ou o que deixou de ser feito. É preciso urgentemente compreender o fenômeno com profundidade: quais os tipos de violência? onde ocorrem? como ocorrem? Através dos dados, é possível se ter um diagnóstico, é possível saber quais os fatores causadores, como combater e prevenir, quais as ações e as medidas a serem empregadas a médio e longo prazo.

Para se conquistar a segurança e a paz desejada, é preciso combater a violência em todas as suas estruturas e de forma contínua. Faz-se necessária uma ação conjunta envolvendo a comunidade como um todo e os poderes constituídos, que têm o dever e a obrigação segundo as leis de garantir a segurança pública, bem como prevenir, garantindo os direitos básicos: como o acesso à educação de qualidade, à moradia digna, ao lazer, à cultura, ao trabalho, etc...

No entanto, diante a vulnerabilidade da Segurança Pública no município de Senador Pompeu, diante ao pânico da população, do crescimento desenfreado da delinquência, da criminalidade, sendo um direito e dever constitucional da sociedade participar de movimentos organizados e pacíficos para reivindicar melhorias para os serviços públicos, o povo de Senador Pompeu, através da sociedade civil organizada, representada pelas entidades: Paróquia Nossa Senhora das Dores, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Federação das Associações Comunitárias, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Instituto Casarão de Cultura e Cidadania, Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro e a sociedade como um todo, vêm requerer em regime de urgência à Secretária de Segurança Pública do Estado do Ceará e aos poderes públicos municipais, Executivo, Legislativo e Judiciário, como medida emergencial as seguintes providências:

AUMENTO DO CONTIGENTE POLICIAL - EFETIVAÇÃO DO PELOTÃO - RONDA NOTURNA COM BLITZ - ESTRUTURA FÍSICA E ALOJAMENTO PARA POLICIAMENTO - COBERTURA DOS DISTRITOS EM FINAIS DE SEMANA - POLÍCIA SÉRIA E CONFIANTE - COMBATE AO TRÁFICO DE DROGA - RONDA NO CENTRO COMERCIAL E BAIRROS - ATENDIMENTO EFICAS E IMEDIATO NO MOMENTO DAS OCORRÊNCIAS - ATUAR PREVENTIVAMENTE JUNTO AOS MENORES INFRATORES.

Sendo um direito e dever da sociedade participar, propomos a criação do CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, para acompanhar os procedimentos reivindicados, para propor e desenvolver mecanismos de prevenção à violência, diminuição das injustiças sociais, mecanismos eficazes de assistências aos jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social, ações de prevenção ao uso de drogas, instrumentos educativos e culturais para implementação de uma cultura de paz.

Senador Pompeu-CE, 02 de março de 2011.


Matéria de Fram Paulo


Postagem Vantuilo Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário